É o  núcleo mais rústico e selvagem do petar.

Temimina – Caboclos

Este núcleo esta situado à 27 km de Apiaí (no Km 294 da Rodovia SP-250) e à cerca de 75 km do núcleo Santana, o trecho continua por 17 km pela Estrada do Espírito Santo (estrada de chão) até a entrada do Núcleo.

Foi um dos primeiros núcleos a ser criado e é também o que tem a menor estrutura turística da região. Possui em seu interior área para camping com lavanderia, chuveiros e sanitários, mas como não tem energia o banho é só de água gelada.

Conta também com o Posto de Controle, Casa da Administração, Alojamento para pesquisadores/monitores, alojamento de funcionários e estacionamento.

Algumas trilhas são demarcadas, com degraus, sinalizações e pontes.

Possuí o relevo mais elevado do PETAR, chegando a mais de 1000 metros de altitude em alguns pontos.

Para entrar no núcleo Caboclos paga-se uma taxa para visitação ou uma taxa de acampamento para aqueles que desejem pernoitar.

Neste Núcleo, podemos vislumbrar algumas das cavernas mais exuberantes do Petar, como a Temimina, com seu “chuveirinho”, a Caverna desmoronada e a Pescaria.

Passeios disponíveis:

  • Trilha do Chapéu:

Trilha de 600 metros, acesso às cavernas: Chapéu Mirim I e II, Aranhas (galeria de rio) e Chapéu – circuito de cerca de 200 metros em ampla galeria.

  • Trilha do Maximiano:

Visita às cachoeiras Maximiano e Sete Reis;

  • Pedra do Chapéu

É um Monumento Geológico formado por granito e apoiado em rocha calcária.

  • Cachoeira Maximiniano:

Segue a mesma trilha da cachoeira Sete Reis, porém,  rio acima. Possui duas quedas a maior com 6 m e uma piscina natural.